Colégio Magnum - Uma escola para sempre

Colégio Magnum Cidade Nova - Uma escola completa



Programa de Empreendedorismo e Protagonismo Estudantil

Este programa é especialmente amplo, pois seu foco abrange aspectos relacionados ao ensino, ao conhecimento especializado, a experiências do cotidiano e a questões éticas. Por meio de experimentos, montagem e execução de projetos, debates e trabalhos, é possível aprofundar itens específicos dos conteúdos estudados em sala de aula, de forma especialmente estimulante e rica.

Jovem Empreendedor Magnum (JEM), Liderança Jovem, Magnum Cultural, Conferência Magnum de Ciências Naturais (COMACIM), Magnum Sustentável, Olimpíadas do Conhecimento, Vale do Silício Magnum, Olimpíada Magnum de Foguetes, Simulação Magnum das Nações Unidas (SIMA) e Tecnologia, Entretenimento e Design (TED) Magnum são os núcleos desenvolvidos no programa.

Coordenadora de Programas de Empreendedorismo e Protagonismo Estudantil
Alessandra Caixeta
Graduada em Letras pela UFMG
Pós-graduada em Psicologia da Educação pela PUC-MG

OLIMPÍADA MAGNUM DE FOGUETES

Iniciado em 2014, essa modalidade alinha-se à Olimpíada Brasileira de Foguetes, competição de caráter científico-estudantil. Trata-se de atividades com alto grau de empenho e desafio, pois envolvem aplicação de conhecimentos específicos de Física e Química.

Os estudantes envolvidos dedicam-se à montagem, em escala reduzida, de uma base de lançamento de foguetes, que são construídos com garrafas pet e abastecidos com combustíveis à base de bicarbonato e vinagre (combustíveis convencionais são proibidos). A Olimpíada Magnum de Foguetes promove uma disputa interna, que seleciona a equipe representante do Colégio na Olimpíada Brasileira de Foguetes. Em ambas, vence quem conseguir lançar o foguete a uma maior distância.

Essa modalidade é especialmente interessante, pois obtém dos alunos um envolvimento muito intenso e exige um comportamento compatível com os experimentos científicos.  Além disso, caracteriza-se pela aplicação de conhecimentos que, para a maioria dos estudantes, permanece apenas no campo da teoria. 

MAGNUM SUSTENTÁVEL

Esse modalidade visa desenvolver uma cultura de defesa, preservação e conservação do meio ambiente físico, social e cultural, fundamentada na cidadania e na dignidade das pessoas. O Magnum Sustentável evoluiu da discussão de temas ambientais com os alunos para atingir o plano mais amplo de hoje. A defesa da sustentabilidade, que concentrava as atenções anteriormente, cedeu lugar a uma discussão mais ambiciosa, que envolve o homem como ser social, os recursos naturais e o modelo econômico vigente.

Os objetivos do Magnum Sustentável são bem definidos:

. construir uma cultura de preservação e conservação socioambiental na comunidade escolar;

. desenvolver a consciência da importância de preservar e conservar o ambiente, seus recursos naturais e patrimoniais;

. compreender as relações socioeconômicas do atual modelo de exploração dos recursos naturais, proporcionando vivências de diferentes formas de utilização dos mesmos;

. desenvolver a autonomia , a criatividade e a solidariedade dos alunos, estimulando sua participação efetiva nas questões socioambientais;

. fazer com que a sustentabilidade seja um referencial estratégico-administrativo em todos os processos da escola.  

SIMULAÇÃO MAGNUM DAS NAÇÕES UNIDAS (SIMA)

A importância que o Colégio dá ao desenvolvimento do raciocínio crítico e analítico de seus alunos, assim como à sua formação como cidadãos atuantes e conscientes, motivou-os a propor, por si mesmos, o desenvolvimento de um projeto extraclasse centrado no debate dos temas em discussão em nível mundial. Assim surgiu, em 2007, mantendo-se nos anos subsequentes até hoje, a SIMULAÇÃO MAGNUM DAS NAÇÕES UNIDAS – SIMA – uma modalidade que simula as discussões e situações vivenciadas na ONU.

Os participantes se organizam em comitês e simulam a atividade diplomática ao defender os interesses da política externa dos países que representam. O objetivo é encontrar soluções diplomáticas para temas politicamente delicados e esclarecer, por meio de discussões civilizadas, situações conflitivas que, de outra forma, poderiam até precipitar ações bélicas.

Além das vantagens evidentes advindas do aprofundamento do conhecimento histórico e geográfico, a modalidade favorece o interesse pela política internacional e, principalmente, pela busca de soluções pacíficas para quaisquer situações em que os interesses se confrontam. Também chama a atenção na SIMA o desenvolvimento da habilidade de argumentar com fundamentação e fluência, e o posicionamento determinado dos participantes na defesa da diversidade cultural, étnica, religiosa e de gêneros, assim como do desenvolvimento sustentável e da defesa do meio ambiente, que são questões mundiais, o que traduz a formação que recebem os alunos no Colégio ao longo dos anos.

TED MAGNUM

Inspirando-se na organização norte-americana voltada para a difusão de ideias inovadoras, a Technology, Entertainment and Design (TED), o Magnum desenvolveu uma modalidade com uma versão própria, a fim de que os alunos tivessem a oportunidade de mergulhar em ideias e conceitos inovadores e divulgá-los por meio de palestras.

Os próprios estudantes que integram o TED escolhem quinze temas, que tratam de assuntos diversos, como, por exemplo, tecnologia, geopolítica, ética e linguística, aprofundam-se, por meio de pesquisas, no estudo deles e elaboram uma apresentação em que fazem uso dos mais diversos recursos audiovisuais. Ao finalizar as palestras, dispõem-se para esclarecimentos, troca de opiniões e de experiências. 

A modalidade gera um grande proveito para os alunos que dele participam, pois estimula o mergulho no mundo dos temas inovadores, desafiadores e provocativos, obriga-os a desenvolver habilidades de leitura, seleção, síntese e verbalização, além de estimular a autoconfiança e a desinibição, necessárias para quem se defronta com um público atento e exigente. 

CONFERÊNCIA MAGNUM DE CIÊNCIAS NATURAIS (COMACIN)

Essa conferência tem como principal objetivo promover debates sobre os temas importantes da área de ciências naturais que geram repercussão na sociedade. A primeira edição da Conferência Magnum de Ciências Naturais ocorreu em 2014 e motivou grande interesse.

Ao promover uma conferência, os organizadores colocam em debate um tema comum à Química, à Física e à Biologia e os representantes passam a debatê-lo de acordo com as teorias e propostas de sua disciplina, definindo-se um vencedor no final. São muitas as vantagens advindas desse exercício, destacando-se o aprofundamento da compreensão do tema escolhido e a exposição das ideias de forma organizada, lógica e com fluência verbal.