Ensino Fundamental Anos Iniciais

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Temos como objetivo desenvolver o protagonismo no aprendizado por meio da prática, em uma articulação contínua com as vivências anteriores, prevendo progressiva sistematização dessas experiências quanto ao desenvolvimento de novas formas de relação com o mundo. Nesse momento de desenvolvimento do aluno, é importante um trabalho direcionado ao estímulo de um questionamento constante que se efetiva a partir da formulação rotineira de hipóteses, pensando formas criativas de testá-las e elaborando conclusões.

 

Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir aos estudantes amplas oportunidades de apropriação do sistema de escrita alfabética, de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita, permitindo, assim, seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos, bem como o desenvolvimento da capacidade de ler e escrever números, compreender suas funções e o significado e uso das quatro operações matemáticas.

 

Além disso, o componente curricular ‘Formação Ética e Habilidades Socioemocionais’, presente  no Ensino Fundamental Anos Iniciais é um  espaço privilegiado de convivência e interações múltiplas, que preza pelo desenvolvimento e preservação do convívio democrático, justo e respeitoso, além de garantir a aprendizagem da coexistência humana entre todos, respeitando os diferentes, convivendo com harmonia, respeito, solidariedade, igualdade, com alicerce nos Princípios e Valores e na Espiritualidade Cristã.