As Olimpíadas do Conhecimento constituem um dos estímulos que o Magnum emprega para despertar e manter nos alunos a paixão pelo estudo intenso. Os estudantes que demonstram alto rendimento são convidados a integrar as Equipes do Conhecimento. Por intermédio delas, recebem orientação e preparo especial, em horário extraclasse, para enfrentar, tanto interna como externamente, em nível estadual e nacional, uma bateria de desafios progressivos em diversas áreas do conhecimento, denominados Olimpíadas do Conhecimento.
A estratégia de propor desafios cada vez mais exigentes é muito eficaz, pois crianças e jovens gostam de ser testados em disputas, como atesta, há anos, o sucesso dos jogos eletrônicos. No caso das Olimpíadas do Conhecimento, essa tendência é direcionada aos estudos, em desafios que contemplam diversas áreas do conhecimento.
Além das vantagens relacionadas ao desempenho escolar, as Olimpíadas do Conhecimento propiciam aos alunos experiência e amadurecimento, pois exigem deles uma série de atitudes. Gerenciamento do tempo, controle da ansiedade e organização são algumas delas, que serão importantes quando esses estudantes tiverem que enfrentar situações decisivas, como as provas do ENEM e concursos diversos.