Nossos Diferenciais

NOSSOS DIFERENCIAIS

HABILIDADES PARA A VIDA

O “Habilidades para a vida” é um conjunto de programas que visa desenvolver habilidades socioemocionais importantes para uma vida em sociedade, proporcionando conhecimento intrapessoal e interpessoal, de forma protagonista, contribuindo para a formação completa dos nossos alunos.

 

Ele oferece atividades extraclasse e facultativas, que integram os campos da arte, cultura, esporte, ação social, socioambiental, empreendedorismo e espiritualidade. Essa diversidade permite que o próprio aluno possa determinar o foco de seu interesse, de acordo com sua potencialidade individual e sua personalidade.

 

ESPORTE MAGNUM

O trabalho realizado com o esporte visa o desenvolvimento de habilidades esportivas, através da participação em equipes de competição, com foco no aprimoramento das relações sociais, em um ambiente saudável e de compromisso com os estudos. Para ingresso nas equipes esportivas, é necessário possuir aptidões específicas.

 

Objetivos específicos:

Trabalhar em equipe, persistindo na conquista de objetivos individuais e coletivos.

Respeitar as regras, comportando-se com modéstia e dignidade nas vitórias e nas derrotas.

Criar e aprimorar os hábitos saudáveis da atividade física.

Aprender e aprimorar a prática da modalidade esportiva.

 

MAGNUM SOCIAL

Magnum Social promove ações relacionadas ao Voluntariado e ao Empreendedorismo Social, tendo como objetivo o protagonismo estudantil.

 

Princípios como Amor ao Próximo, Empatia, Verdade, Humildade e Inquietude são determinantes para a formação de alunos responsáveis e compromissados em fazer a diferença na sociedade a qual estão inseridos.

 

Objetivos específicos:

Despertar no aluno o desejo de fazer de sua vida um instrumento de ação social, por meio da vivência da solidariedade, do acolhimento e da compaixão.

 

Promover visitas a instituições parceiras, desenvolvendo atividades lúdicas, culturais e esportivas.

 

Promover eventos internos na escola, para dar visibilidade ao projeto, bem como para envolver a comunidade educativa no processo de desenvolvimento das instituições assistidas.

 

Promover campanhas beneficentes dentro da escola.

 

Promover a capacitação e o aperfeiçoamento dos voluntários, para garantir a perenidade da atividade e o envolvimento de novos voluntários.

 

MAGNUM BELAS ARTES

Promove encontros extracurriculares semanais, através de workshop, aulas e oficinas de música, teatro e artes visuais. Para ingresso nas atividades, é necessário possuir aptidões específicas nas áreas de atuação. Modalidades oferecidas:

  • Magnum Musical: trabalhar com a produção artística, prática de instrumentos, composição, percepção musical e apresentações.
  • Magnum em Cena: capacitar artisticamente nas áreas de produção, atuação, expressão e no desenvolvimento de técnicas artísticas. Experimentar o campo da arte dramática, através da elaboração de roteiros, construção de personagens, apreciação e prática cênica/de atuação, estudos e práticas de interpretação, de voz, elaboração de roteiros cênicos, sonoplastia e desenvolvimento de espetáculos teatrais.
  • Magnum Artes Visuais: desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

 

EMPREENDEDORISMO MAGNUM

O Empreendedorismo Magnum é especialmente amplo, pois seu foco abrange aspectos relacionados ao ensino, ao conhecimento especializado, a experiências do cotidiano e a questões éticas. Por meio de experimentos, montagem e execução de projetos, debates e trabalhos, é possível aprofundar itens específicos dos conteúdos estudados em sala de aula, de forma especialmente estimulante e rica.

 

Conferência Magnum de Ciências Naturais (COMACIM), Magnum Sustentável, Mostra Magnum de Foguetes, Simulação Magnum das Nações Unidas (SIMA) e Magnum Talks são os núcleos desenvolvidos no programa.

 

Coordenadora do Empreendedorismo Magnum

Alessandra Caixeta

Graduada em Letras pela UFMG

Pós-graduada em Psicologia da Educação pela PUC-MG

 

Iniciado em 2014, essa modalidade alinha-se à Olimpíada Brasileira de Foguetes, competição de caráter científico-estudantil. Trata-se de atividades com alto grau de empenho e desafio, pois envolvem aplicação de conhecimentos específicos de Física e Química.

 

Os estudantes envolvidos dedicam-se à montagem, em escala reduzida, de uma base de lançamento de foguetes, que são construídos com garrafas pet e abastecidos com combustíveis à base de bicarbonato e vinagre (combustíveis convencionais são proibidos). A Mostra Magnum de Foguetes promove uma disputa interna, que seleciona a equipe representante do Colégio na Olimpíada Brasileira de Foguetes. Em ambas, vence quem conseguir lançar o foguete a uma maior distância.

 

Essa modalidade é especialmente interessante, pois obtém dos alunos um envolvimento muito intenso e exige um comportamento compatível com os experimentos científicos. Além disso, caracteriza-se pela aplicação de conhecimentos que, para a maioria dos estudantes, permanece apenas no campo da teoria.

 

Esse modalidade visa desenvolver uma cultura de defesa, preservação e conservação do meio ambiente físico, social e cultural, fundamentada na cidadania e na dignidade das pessoas. O Magnum Sustentável evoluiu da discussão de temas ambientais com os alunos para atingir o plano mais amplo de hoje. A defesa da sustentabilidade, que concentrava as atenções anteriormente, cedeu lugar a uma discussão mais ambiciosa, que envolve o homem como ser social, os recursos naturais e o modelo econômico vigente.

 

Os objetivos do Magnum Sustentável são bem definidos:

 

. construir uma cultura de preservação e conservação socioambiental na comunidade escolar;

. desenvolver a consciência da importância de preservar e conservar o ambiente, seus recursos naturais e patrimoniais;

. compreender as relações socioeconômicas do atual modelo de exploração dos recursos naturais, proporcionando vivências de diferentes formas de utilização dos mesmos;

. desenvolver a autonomia , a criatividade e a solidariedade dos alunos, estimulando sua participação efetiva nas questões socioambientais;

. fazer com que a sustentabilidade seja um referencial estratégico-administrativo em todos os processos da escola.

 

A importância que o Colégio dá ao desenvolvimento do raciocínio crítico e analítico de seus alunos, assim como à sua formação como cidadãos atuantes e conscientes, motivou-os a propor, por si mesmos, o desenvolvimento de um projeto extraclasse centrado no debate dos temas em discussão em nível mundial. Assim surgiu, em 2007, mantendo-se nos anos subsequentes até hoje, a SIMULAÇÃO MAGNUM DAS NAÇÕES UNIDAS – SIMA – uma modalidade que simula as discussões e situações vivenciadas na ONU.

 

Os participantes se organizam em comitês e simulam a atividade diplomática ao defender os interesses da política externa dos países que representam. O objetivo é encontrar soluções diplomáticas para temas politicamente delicados e esclarecer, por meio de discussões civilizadas, situações conflitivas que, de outra forma, poderiam até precipitar ações bélicas.

 

Além das vantagens evidentes advindas do aprofundamento do conhecimento histórico e geográfico, a modalidade favorece o interesse pela política internacional e, principalmente, pela busca de soluções pacíficas para quaisquer situações em que os interesses se confrontam. Também chama a atenção na SIMA o desenvolvimento da habilidade de argumentar com fundamentação e fluência, e o posicionamento determinado dos participantes na defesa da diversidade cultural, étnica, religiosa e de gêneros, assim como do desenvolvimento sustentável e da defesa do meio ambiente, que são questões mundiais, o que traduz a formação que recebem os alunos no Colégio ao longo dos anos.

 

Inspirando-se na organização norte-americana voltada para a difusão de ideias inovadoras, a Technology, Entertainment and Design (TED), o Magnum desenvolveu uma modalidade com uma versão própria, a fim de que os alunos tivessem a oportunidade de mergulhar em ideias e conceitos inovadores e divulgá-los por meio de palestras.

 

Os próprios estudantes que integram o TED escolhem quinze temas, que tratam de assuntos diversos, como, por exemplo, tecnologia, geopolítica, ética e linguística, aprofundam-se, por meio de pesquisas, no estudo deles e elaboram uma apresentação em que fazem uso dos mais diversos recursos audiovisuais. Ao finalizar as palestras, dispõem-se para esclarecimentos, troca de opiniões e de experiências.

 

A modalidade gera um grande proveito para os alunos que dele participam, pois estimula o mergulho no mundo dos temas inovadores, desafiadores e provocativos, obriga-os a desenvolver habilidades de leitura, seleção, síntese e verbalização, além de estimular a autoconfiança e a desinibição, necessárias para quem se defronta com um público atento e exigente.

 

Essa conferência tem como principal objetivo promover debates sobre os temas importantes da área de ciências naturais que geram repercussão na sociedade. A primeira edição da Conferência Magnum de Ciências Naturais ocorreu em 2014 e motivou grande interesse.

 

Ao promover uma conferência, os organizadores colocam em debate um tema comum à Química, à Física e à Biologia e os representantes passam a debatê-lo de acordo com as teorias e propostas de sua disciplina, definindo-se um vencedor no final. São muitas as vantagens advindas desse exercício, destacando-se o aprofundamento da compreensão do tema escolhido e a exposição das ideias de forma organizada, lógica e com fluência verbal.