Princípios e Valores

PRINCÍPIOS E VALORES

PRINCÍPIOS NORTEADORES DO COLÉGIO MAGNUM

 

– EXCELÊNCIA

O melhor ensino, a melhor formação e o resgate da espiritualidade cristã são consequências da paixão pelo que se faz, como se faz e onde se faz, percebidas por meio do comprometimento com a qualidade do trabalho e com os resultados obtidos.

 

– FOCO

Ter um objetivo, ser determinado a alcançar ou atingir uma meta e ter prioridade em realizar algo.

 

– PLANEJAMENTO

Preparar, organizar e estruturar um plano, para  possibilitar o alcance de determinado objetivo.

 

– PERSISTÊNCIA

Insistir nos objetivos, superando obstáculos.

 

– BUSCA DO CONHECIMENTO

No mundo globalizado em que vivemos, é preciso um constante aprimoramento pessoal para saber buscar as fontes de informação adequadas, analisar os fatos e, com espírito crítico, formar a sua própria opinião.

 

– COMPETÊNCIA

Mobilizar e integrar conhecimentos, habilidades, recursos e valores.

 

– CRITICIDADE

Fundamentar-se a partir de um juízo de valor.

 

– PROFICIÊNCIA

Apresentar domínio em um determinado campo.

 

– AUTOCONHECIMENTO

Procurar conhecer a si mesmo, buscando reconhecer, cada vez mais, o universo das próprias emoções e pensamentos, assim como sua influência sobre o próprio comportamento, esforçando-se para administrá-lo nas mais diversas situações.

 

– RESILIÊNCIA

Lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão, voltando à condição inicial, após uma situação crítica.

 

– DISCIPLINA

Controlar os impulsos e as emoções para estabelecer uma relação de ordem que convém ao bom funcionamento de uma atividade ou circunstância, de maneira organizada, observando preceitos e normas.

 

– PACIÊNCIA

Ser capaz de esperar, em paz e com serenidade, suportando situações desagradáveis ou incômodos.

 

– AUTOESTIMA

Conscientizar-se do próprio valor e potencialidades, compreender as características pessoais e limitações, demonstrar confiança ao ponderar, propor e agir.

 

– EQUILÍBRIO

Manter o controle emocional, demonstrando calma e tolerância, mesmo em situações de provocação, injúria, erros evidentes e ações indesejadas.

 

– INQUIETUDE

É o movimento constante de busca pelo aprimoramento intrapessoal, interpessoal e espiritual.

 

– INICIATIVA

Procurar, por conta própria, antecipar-se na busca de soluções, mantendo, ao mesmo tempo, a espontaneidade e a modéstia.

 

– PROATIVIDADE

Estar atento, a fim de prever problemas e necessidades de mudança, atuar para evitar ou amenizar transtornos, assumir suas escolhas e responsabilidades diante de situações impostas advindas.

 

– CRIATIVIDADE

Utilizar a inteligência e o talento para criar, inventar e inovar no campo artístico, científico, esportivo ou espiritual.

 

– INOVAÇÃO

Procurar novos caminhos ou estratégias para atingir determinados objetivos.

 

– CONHECIMENTO

Apropriar-se do saber, da instrução e da informação, utilizando-os em diferentes situações.

 

EMPATIA

Processo de identificação em que um indivíduo se coloca no lugar do outro e, com base em suas próprias suposições ou impressões, tenta compreender o comportamento, os sentimentos e as emoções das pessoas.

 

– GENEROSIDADE

Ao partilhar, repartir ou doar qualquer posse pessoal, fazê-lo sem procurar interesse ou vantagem.

 

– ALTERIDADE

Reconhecer a existência do outro em uma relação, baseada no respeito, no diálogo e na valorização.

 

– ALTRUÍSMO

Preocupar-se com o outro e amar desinteressadamente ao próximo.

 

– TOLERÂNCIA

Admitir, no outro, maneiras de pensar, agir e sentir diferentes das suas próprias, compreendendo, inclusive, que ele também pode incorrer em erro.

 

– ACOLHIMENTO

Demonstrar atenção, consideração, hospitalidade e proteção em relação ao outro.

 

EQUIDADE

Reconhecer, imparcialmente, a equivalência do direito de todas as pessoas.

 

– DIVERSIDADE

Reconhecer e respeitar as diferenças entre pessoas, religiões, costumes, etnias e culturas.

 

– INCLUSÃO

Oferecer a todos oportunidades iguais de acesso a bens e serviços e de serem tratados com dignidade.

 

– IGUALDADE

Tratar as pessoas a partir do princípio de que todas têm direitos iguais e que são merecedoras de respeito, independentemente das

diferenças que possam evidenciar.

 

– JUSTIÇA

Atribuir conscientemente a cada um aquilo que é seu por direito ou por merecimento.

 

– ÉTICA

Orientar-se por um conjunto de regras, preceitos e valores morais que norteiam a conduta de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

 

– DISCERNIMENTO

Compreender situações, separar o certo do errado, avaliar com bom senso e clareza, para fazer as escolhas adequadas.

 

– HUMILDADE

Conhecer suas limitações e fraquezas, agindo de acordo com essa consciência, com modéstia e simplicidade.

 

– SIMPLICIDADE

Agir com naturalidade e sem ostentação.

 

– MODÉSTIA

Demonstrar uma estimativa moderada dos próprios talentos, habilidades e valores.

 

– VERDADE

Ser sincero e transparente em palavras e atitudes.

 

– HONESTIDADE

Respeitar e seguir as regras morais existentes, falando a verdade, agindo com honra, decência, dignidade e transparência.

 

– CARÁTER

Comportar-se de maneira coerente e ética, como resultado das suas escolhas diante das condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais.

 

– FIDELIDADE

Ter compromisso com aquilo que assume, sendo confiável, honesto e leal.

 

– INTEGRIDADE

Possuir conduta reta, honesta, exemplar e incorruptível.

 

– COERÊNCIA

Manter-se firme e decidido em seu propósito, dirigindo o foco para os objetivos a serem alcançados.

 

– SINCERIDADE

Manter uma conduta franca, leal, verdadeira.

 

– AMOR AO PRÓXIMO

Amar ao próximo como a si mesmo: o amor ao próximo supõe uma relação fraterna, verdadeira e despretensiosa com o outro, abrangendo todos os seres humanos. Assim, implica doação e acolhimento a todas as pessoas, independentemente de quaisquer diferenças, e amor incondicional, já que dispensa retribuição e reciprocidade.

 

– COMPAIXÃO

Ter um sentimento de simpatia ou piedade para com o sofrimento alheio, associado à vontade ou ao desejo de auxiliar de alguma forma.

 

– SOLIDARIEDADE

Identificar-se em relação ao sofrimento dos outros, ajudando, confortando, consolando e oferecendo ajuda a pessoas desamparadas.

 

– PERDÃO

Abrir mão de guardar ressentimentos e de qualquer tipo de compensação pelas mágoas ou prejuízos que alguém causa.

 

– RESPEITO

Tratar todas as pessoas ou alguma coisa com grande atenção, deferência e consideração.

 

– AMAR A DEUS

Amar a Deus sobre todas as coisas: amar plenamente a Deus, revelado na pessoa de Jesus, empenhando-se em um relacionamento próximo, sincero e de entrega a Cristo e à sua vontade. A concretude do amor a Cristo é o amor ao próximo e o cumprimento dos preceitos cristãos, pois Deus é amor.

 

– TRANSCENDENTALIDADE

Conhecer e entender o transcendente, que se traduz na busca de Deus, na qual culmina a felicidade humana.

 

– CONSCIÊNCIA DA ESPIRITUALIDADE

Entender a espiritualidade como a dimensão humana em que o sujeito busca sentido e significado à sua existência, por meio do autoconhecimento, do senso de conexão com Deus e interdependência com o próximo e com o meio ambiente.

 

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