Magnum Integral

MAGNUM INTEGRAL

A proposta do Integral com Formação Bilíngue do Colégio Magnum é oferecer uma rotina planejada e dinâmica que possibilite, além de uma maior socialização, o desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia em nossos

alunos.

Acreditamos que o período Integral deve transformar a escola na extensão da casa do aluno, e nela ele deve ter tempo não apenas para estudar e desenvolver o seu conhecimento formal, mas também para socializar, praticar esportes, realizar atividades artísticas e culturais, brincar, fazer o dever de casa, alimentar-se de maneira saudável e, é claro, descansar.

 

Tudo isso praticado em um contexto bilíngue.

 

Ensino Bilíngue Professores fluentes e capacitados – A proposta do integral com formação bilíngue consiste no aprendizado da língua inglesa de maneira contextual em atividades variadas realizadas no contraturno, todos os dias da semana, para que os alunos aprendam a se comunicar em inglês no dia a dia. A aplicação de metodologias propostas pela Universidade de Cambridge garante aos alunos um ensino de Inglês no nível do que se faz de melhor em outras partes do mundo.

 

Espaço Maker – Espaço equipado com computadores, impressora 3D e ferramentas diversas. É um local privilegiado da escola, para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, no qual a criança é estimulada a adotar uma postura investigativa, voltada para a experimentação e resolução de problemas.

A metodologia maker permite o desenvolvimento do pensamento computacional, da curiosidade, flexibilidade e criatividade. Iniciação esportiva A prática de atividades físicas deve ser estimulada desde a primeira infância, pois os benefícios de se exercitar vão além da saúde do corpo, influenciando também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas. Aqui as crianças praticarão ioga, jogos com bola, judô, capoeira, danças e expressão corporal, com uma frequência de três vezes por semana, acompanhadas por um professor bilíngue.

 

Natação – É uma das atividades físicas mais completas e ricas destinadas ao público infantil, fortalecendo o sistema imunológico, melhorando o sistema respiratório, desenvolvendo a coordenação motora, além de promover a autoconfiança e a melhora da qualidade do sono. A natação fará parte da proposta do Integral duas vezes por semana.

 

Acompanhamento do dever de casa – Oportunidade para despertar na criança, desde cedo, o hábito de estudo, que é muito importante para criar uma rotina de aprendizagem. O dever de casa é uma ferramenta que possibilita o trabalho com habilidades socioemocionais como a autoconfiança, a disciplina, a perseverança, a curiosidade e a responsabilidade, contribuindo para a formação completa do aluno.

 

Cozinha Pedagógica / culinária / horta – Espaço privilegiado para que as crianças possam fazer descobertas, “colocando a mão na massa”! Fazer receitas aplicando conceitos relacionados às diversas áreas do conhecimento é uma maneira deliciosa de aprender. Além disso, um importante aspecto desse trabalho é a educação nutricional, que deve acontecer nos primeiros anos da infância. Nossa intenção é que as crianças explorem o aroma, a cor, a forma e a textura dos alimentos, despertando o encantamento e a curiosidade por conhecer melhor cada um, e observar como cada ingrediente se transforma durante a execução das receitas. Aproveitamos também para demonstrar que uma alimentação saudável pode ser parte de uma experiência prazerosa.

 

Almoço e lanche da tarde – A hora do almoço e do lanche será um momento rico em experiências sensoriais, que vão estimular o desejo de conhecer novos alimentos. O almoço terá cardápio balanceado e elaborado por uma nutricionista, que atenda às necessidades nutricionais, equilibrando uma alimentação saudável com pratos que agradem ao paladar infantil.

 

Hora do repouso – O sono é fundamental para recarregar as energias das crianças que permanecem na escola por um período muito extenso. Por isso, o tempo para o repouso será oferecido para as crianças pequenas, respeitando as suas necessidades individuais.

 

Brincadeiras e psicomotricidade – Ao brincar, a criança aprende e desenvolve a autoconfiança, a curiosidade, a autonomia, a linguagem e o pensamento. Seja por meio da imitação do comportamento dos adultos, das dinâmicas dos jogos ou de estímulos sensoriais, é através das brincadeiras que as crianças descobrem mais sobre o mundo onde vivem e como agem dentro dele. Enquanto brincam, elas elaboram regras e ressignificam ações. O uso de jogos e brincadeiras tem influência decisiva no desenvolvimento neuromotor e na capacidade de aprendizado da criança. O trabalho com a psicomotricidade na educação infantil é uma prática pedagógica e psicológica que visa ao desenvolvimento global da criança, por meio de seus movimentos. As ações psicomotoras trabalham os aspectos motor, cognitivo e afetivo, além do respeito ao outro e ao espaço.

 

Música e arte – A criança se expressa por meio da música e da arte. No Integral, esses conteúdos estarão presentes no dia a dia das crianças, como forma de expressão no contexto bilíngue, como meio de exploração e experimentação. Tudo isso, a partir da interação entre pares e da mediação dos professores.

 

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais e vivência da espiritualidade cristã

Realizamos um trabalho intencional e planejado, com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais previstas em nossa Matriz Curricular, adaptado para cada faixa etária, para que nossos alunos possam ter melhores condições de identificar, gerenciar e solucionar problemas relacionados a sua própria vida e à vida em sociedade. A vivência da Espiritualidade Cristã Magnum proporciona aos alunos uma experiência transformadora com o amor de Deus, que os desperte para os princípios e valores cristãos.

 

Estímulo à autonomia nas atividades de vida diária – Um dos objetivos do Integral é fazer com que a criança construa um aprendizado dinâmico e que aproveite as ricas experiências que produziu ao longo desse período e seja capaz de se inserir no mundo com responsabilidade e autonomia. A autonomia infantil representa uma condição imprescindível para a construção da personalidade da criança, permitindo que, futuramente, possa resolver conflitos de forma crítica e assertiva. Pode-se dizer que a independência e a autonomia nas atividades de vida diária favorecem a autoestima da criança e ao se sentir respeitadas e competentes, elas desenvolvem um sentimento de bem-estar emocional.

 

Atividades culturais – Para ampliar o conhecimento de mundo e proporcionar ricas experiências culturais, programaremos excursões, visitas a museus, passeios e projetos variados, baseados nos interesses das crianças.