Formação

FORMAÇÃO

Nosso trabalho formativo é norteado por meio do desenvolvimento da disciplina, da rotina de estudos e do dever de casa, potencializando não apenas os resultados dos alunos, mas sua capacidade de autogestão.

 

Priorizamos a formação integral dos nossos alunos, desenvolvendo suas potencialidades e talentos, favorecendo as várias áreas do conhecimento por meio de atividades contextualizadas que atendem as necessidades físicas, cognitivas, socioemocionais dos alunos.

 

Os professores têm uma intencionalidade para o desenvolvimento dessas habilidades, que está incorporada ao cotidiano escolar, permeando todas as disciplinas e ações. A ideia não é, necessariamente, transformar as competências socioemocionais em componente curricular, e sim articular a sua aprendizagem à de outras habilidades relacionadas às tradicionais áreas do conhecimento.

 

Nós trabalhamos com a formação de hábitos, por meio do desenvolvimento da disciplina, da rotina de estudos e do dever de casa, potencializando não apenas os resultados dos alunos, mas sua capacidade de autogestão.

 

Para garantir a qualidade dessa prática, é fundamental a sua adequação ao objetivo pretendido e às necessidades de aprendizagem dos estudantes. Por isso, as atividades de casa são coerentes com as que são trabalhadas em sala de aula, garantindo condições para que o estudante as resolva autonomamente.

 

Há uma busca por equilíbrio, em que uma atividade não seja nem tão fácil, que exclua qualquer desafio, e nem tão distante do nível dos alunos, que eles não consigam resolvê-la sozinhos.

 

Além disso, a forma como os deveres são propostos e o modo como são abordados em sala de aula, após sua realização, constituem fatores essenciais para a qualidade do efeito que podem gerar. No momento da proposição das tarefas e da sua “correção”, o professor busca refletir com a turma sobre a importância do dever de casa, bem como a sua relação com as avaliações. Em ambas as ocasiões, a possibilidade de diálogo, de esclarecimentos, de estímulo, de participação e debate constitui uma condição importante para dar significado efetivo às atividades de casa.