Espiritualidade

ESPIRITUALIDADE

Nossa proposta é inspirada no pensamento de Santo Agostinho e fundamenta-se no autoconhecimento. O trabalho é guiado por uma relação dialógica e dinâmica, em que o aluno se sente motivado a conhecer a si mesmo, marcado por um sentimento de profunda empatia e fraternidade que revela a presença de Deus.

 

A fim de que possam vivenciar a fé com liberdade e discernimento, as aulas são um momento dinâmico e participativo. Por meio de metodologias e estratégias variadas, os alunos atualizam no cotidiano a mensagem de Jesus e aplicam esse conhecimento em suas vidas.

 

No Ensino Fundamental I, o conteúdo é reforçado por meio de práticas teatrais, exibição de vídeos e leitura bíblica contextualizada, o que facilita o processo de formação de crítica e posicionamento pessoal em relação à mensagem que está sendo proposta.

 

Por sua vez, no Fundamental II, a fase de desenvolvimento cognitivo dos alunos já permite aprofundar as máximas da filosofia agostiniana e o sentido mais profundo da mensagem do Evangelho. Dessa forma, eles conseguem apropriar-se dessas mensagens de amor e justiça, confrontando-as com situações reais do dia a dia e de fatos que são veiculados na mídia, muitas vezes de forma acrítica, transformando esses conhecimentos em base para construção de um propósito de vida fundamentado no amor ao próximo.

 

É também a partir do final dessa etapa, até o Ensino Médio, que são abordados, de forma mais complexa, assuntos como racismo, fobias, todas as formas de violência, entre outros, como afastamento de um projeto de vida cristã, fundamentado na alteridade e no respeito.

 

O aluno do Ensino Médio é convidado a descobrir no conteúdo cristão pistas relacionadas às escolhas profissionais, estimulando-os a pensar a carreira não somente como um projeto pessoal, mas também como uma missão de vida e doação, tornando-se cidadãos em plenas condições de atuar em comunidade e fazer do Evangelho um itinerário de amor e serviço.