Colégio Magnum - Uma escola para sempre

Colégio Magnum Cidade Nova - Uma escola completa



Nosso propósito

Melhor Formação

A Melhor Formação refere-se ao trabalho realizado pelo Colégio visando ao desenvolvimento, no aluno, de autonomia, disciplina, estabilidade emocional, sociabilidade, capacidade de superar fracassos, curiosidade, perseverança, compaixão, entre outros comportamentos requeridos nas interações sociais.

Objetivo geral de Formação do Colégio

Formar crianças e jovens, em parceria com a família, desenvolvendo habilidades socioemocionais que os capacitem a se posicionar, de maneira reflexiva, crítica e responsável, de acordo com princípios e valores norteadores do nosso trabalho formativo, para atuarem na sociedade, transformando positivamente sua realidade e a do outro com quem se relacionam.

Princípios norteadores do nosso trabalho formativo

Habilidades para a vida

O “Habilidades para a vida” é um conjunto de programas que possibilitam o desenvolvimento das diversas potencialidades dos alunos: Programa de Artes, Programa de Empreendedorismo Social, Programa de Esportes, Programa de Empreendedorismo e Protagonismo Estudantil e Programa de Inglês (Magnum English Language Programme). Essas atividades extraclasses abrangem arte, cultura, esporte, ação social, meio ambiente, idiomas, intercâmbio, entre outras.

Artes Empreendedorismo Social Inglês Esportes

Escola embaixadora das ideias e dos ideais da UNESCO

O Colégio Magnum faz parte do Programa das Escolas Associadas da UNESCO – PEA . Trata-se de escolas comprometidas em criar e praticar educação de qualidade, na busca da paz, liberdade, justiça e desenvolvimento humano, a fim de atender às prementes necessidades educacionais de crianças e jovens em todo o mundo.

Unesco

Fábrica de Aprendizagem

Na 2ª Série do Ensino Médio do Magnum, a monitoria pedagógica é denominada Fábrica de Aprendizagem. Este projeto parte do princípio de que todos os alunos têm o que aprender e o que ensinar e que a troca de conhecimento traz ganho para todos. A atividade visa contribuir para a formação dos alunos, no desenvolvimento do aprendizado e da autonomia responsável, preparando-os, principalmente, para os simulados.

Antecedendo os simulados, são organizados encontros maiores no Ginásio, com a participação de monitores, alunos e professores. Além do conhecimento que proporciona aos alunos participantes, a Fábrica é uma ótima ferramenta de interação entre os estudantes. A monitoria alimenta a autoestima do aluno, ao reconhecer seu mérito, ao mesmo tempo em que promove a relação solidária e amiga, uma vez que estimula o estudo para ensinar o outro e cobra a humildade para aprender com o outro.

ONG Mirim SOS Terra

Criada com o objetivo de ensinar às pessoas a cuidar do meio ambiente, a ONG Mirim SOS Terra tem destacado para crianças e adultos que simples atitudes podem transformar positivamente o nosso planeta. Desde ações de reciclagem a campanhas de conscientização, o projeto das crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental colabora com muitas instituições que atuam nessa área, como cooperativas e hospitais.

A ONG trabalha em parceria com algumas instituições: recolhe e encaminha garrafas PET para a cooperativa dos aposentados, funciona como posto de coleta de vidros para armazenamento do leite materno, possui local próprio para recolher pilhas usadas; e ainda promove, em alguns eventos, a venda de itens produzidos com materiais reciclados, com a renda destinada a instituições de caridade. 

O nosso desafio dos educadores que participam da ONG é levar o conhecimento aos alunos, para transformá-los em cidadãos conscientes, capazes de contribuir com o mundo em que vivem. Além de despertar a responsabilidade socioambiental, a ONG atua como eficiente ferramenta de contribuição para a transformação do conhecimento em ação.

Projeto “Afetividade e Sexualidade”

Os anos iniciais do aluno na escola são de extrema importância para o seu desenvolvimento intelectual e social. Nesta fase, são construídas as primeiras relações de convivência entre as crianças, fato que explica a necessidade de uma atenção especial para esse segmento dentro das instituições de ensino. 

Dividido em duas partes, o projeto contempla atividades direcionadas especificamente ao público adulto e outras aos estudantes. Na escola, os alunos são divididos em turmas de meninos e meninas e encaminhados a uma palestra, durante a qual um professor conversa com os meninos e uma professora com as meninas, tirando dúvidas e conhecendo um pouco mais sobre as  transformações pelas quais o corpo está passando. A divisão ocorre justamente para haver uma maior liberdade por parte dos estudantes.

Projeto Despontar

Desenvolvido com alunos do 1º Período, com 4 e 5 anos. Visando proporcionar às crianças momentos de vivências e práticas diversificadas, a iniciativa tem a intenção pedagógica de criar um ambiente de trocas entre os pares e estimular a capacidade de expressão, de interação, de criação, exploração do próprio corpo e de desenvolvimento das potencialidades individuais, estimulando-as a se tornarem pessoas mais autônomas. 

O objetivo maior do projeto é desafiar o aluno, respeitando as suas possibilidades e criando as condições para que experimente elementos e procedimentos que permitam liberar a sua espontaneidade e criatividade, aperfeiçoando os recursos de linguagem, além de estimular a criança a exercitar e desenvolver sua autonomia. Para isso, foram escolhidas três oficinas para serem trabalhadas durante todo o ano: Atividades de Vida Diária (AVD), Recorte e Enfiagem e Vivências. 

Projeto Educação Financeira

Para que os alunos entendam a diferença entre consumo e consumismo, as aulas de Matemática do 5º Ano do Ensino Fundamental contam com o Projeto Educação Financeira que, de forma simples e descomplicada, apresenta temas complexos, como o princípio da economia e os riscos do consumo exagerado. De forma lúdica, os alunos entendem que o verdadeiro valor não está baseado no ter, mas na verdadeira essência do ser.

O projeto, que também envolve os pais, propõe que cada aluno repense seus hábitos de consumo e construa uma poupança em forma de “porquinho” (cofre). Convidamos os alunos a pensar qual será a destinação do dinheiro poupado e então apresentamos a eles o planejamento financeiro de curto, médio ou longo prazo. Sem que percebam a complexidade do exercício, os jovens começam a ponderar as relações de consumo e perceber o que é essencial e o que é supérfluo. 

Projeto Gentileza no Trânsito

A educação para o trânsito começa bem cedo, os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental participam de atividades pedagógicas de reflexão e conscientização para a boa convivência em sociedade, com discussões, como mesa-redonda, e ações com a comunidade escolar como a Blitz Educativa. Embasado na proposta de oferecer aos seus alunos a melhor formação, esse projeto possibilita a construção de hábitos e a apropriação de valores, visando ao desenvolvimento da autonomia, nas dimensões intelectuais e postura ética. O projeto tem por objetivo estimular o aluno a reconhecer-se capaz de respeitar as diferenças individuais, convivendo com o outro de forma gentil. Mais do que o conteúdo teórico, trabalhamos a formação dos valores com o aluno, que será um cidadão mais consciente no futuro.

A “Blitz Educativa” é realizada na porta da escola, entregando panfletos e bótons para pais. Os alunos abordam os pais na porta do Colégio e dão algumas dicas, com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres para a importância da prática gentil e segura no trânsito. 

Projeto Leitura

O Projeto Leitura propõe que, desde o primeiro dia de aula, o aluno do 5º Ano do Ensino Fundamental, destine pelo menos 30 minutos por dia para se dedicar à leitura de um dos oito títulos escolhidos para a Etapa. Para completar a lista bibliográfica, além dos títulos de leitura obrigatória, o aluno pode, ainda, escolher outras duas obras de seu interesse.

Os títulos são previamente selecionados, de forma que possibilitem ao aluno conhecer diferentes estilos literários adequados para a sua faixa etária. Assim como os adultos, as crianças possuem o direito de gostar mais de um estilo literário que do outro, mas, nessa fase, o essencial é estimular o aluno a fazer perguntas e descobrir as respostas sobre suas obras favoritas, autores e estilos.

Outra ação que compõe o Projeto Leitura é a indicação de títulos pelos pais. Os pais são convidados a sugerirem livros que marcaram a infância deles e que podem proporcionar às crianças uma experiência tão boa quanto a que eles tiveram, e o resultado foi surpreendente.

Recreio Cultural

Criamos o projeto para desenvolver atividades culturais no intervalo, ampliando os benefícios aos alunos. Os recreios culturais surgiram a partir de projetos culturais já existentes no Colégio, principalmente nas 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio. A seleção de talentos que estes projetos proporcionaram criou a necessidade de novos momentos artísticos, para que esses alunos pudessem se expressar.

Assim, os recreios passaram a funcionar como um espaço para as artes, com destaque para a música, poesia e dança. O objetivo é promover momentos lúdicos no ambiente escolar. Além de compartilhar seus talentos com os outros alunos, participar do recreio cultural só traz benefícios. Muitos alunos podem se encontrar através da arte, assim como muitos se beneficiam das práticas esportivas já consagradas no Colégio.

Durante esses recreios, ficam de lado todos os deveres e cobranças para dar lugar a um ambiente divertido e harmonioso.

Super Team

O projeto consiste em uma competição saudável entre as filas dispostas nas salas. Cada fila é pontuada com pontos positivos ou negativos, dependendo do cumprimento das regras. No final da aula, a fileira com mais pontos positivos ganha adesivos motivacionais, em Inglês. Esses adesivos são colados em um quadro especial.  No final de um período determinado pelo professor, é feita a contabilidade dos adesivos e os alunos que se destacarem ganham um certificados pelas atitudes positivas nas aulas.

Objetivos:
- Aumentar o uso do Inglês nas aulas: entre aluno/aluno  e aluno/professor.
- Incentivar a responsabilidade de fazer os deveres de casa propostos.
- Conscientizar os alunos da importância da ordem e organização nas aulas, através de atitudes positivas.
- Entender princípios como individualidade e união, através do trabalho em equipe.