Colégio Magnum - Uma escola para sempre

Colégio Magnum Cidade Nova - Uma escola completa



Programa de Artes

O Magnum é uma instituição de ensino que se preocupa em oferecer a todos os alunos estímulos que os levem a fazer desabrochar potencialidades que, muitas vezes, eles mesmos desconhecem. Assim, o Programa de Artes é voltado para atender aos estudantes que se mostram especialmente interessados pelo campo artístico-cultural.

A modalidade oferece opções no campo da arte dramática, da música e da dança, entre outras manifestações artístico-culturais disponíveis. Ao participar, os alunos são estimulados a desenvolver a criatividade e a expressar-se fora da rigidez das convenções. Isso é de grande importância para reagir contra as ideias prontas, para pensar com independência e desenvolver a sensibilidade em um mundo marcado pelo pragmatismo e pelo interesse imediato.

O contato com a arte possibilita que as crianças e adolescentes passem a respeitar e a valorizar ainda mais a diversidade cultural, étnica e religiosa, e a inspirar-se na pluralidade do pensamento artístico, para buscar ideias novas e instigantes. Ser criativo pode constituir um diferencial importantíssimo para a realização pessoal e profissional dos estudantes, em um mundo massificado e repetitivo.

Coordenador do Programa de Artes:
Gustavo Ozório
Graduado em História PUC-MG
Graduado em Música FEA- MG
Pós- graduado em História e cultura afro-brasileira pela PUC-MG

Belas Artes Magnum

O Belas Artes Magnum proporciona ao aluno o contato com a produção e o desenvolvimento da prática artística, utilizando-se a pintura, a escultura, as artes gráficas, a fotografia, o desenho e a produção audiovisual para a sensibilização artística.

Focado no desenvolvimento artístico e na sensibilização dos alunos, a paixão pelas artes é incentivada através da apreciação de obras e artistas, do desenvolvimento de habilidades, da reflexão, prática e produção cultural.

Ao manifestar-se artisticamente, o aluno constrói sua identidade e autoestima, trabalha liberando seus sentimentos e tensões, e aprimora suas percepções, fatores estes que influenciarão positivamente na aprendizagem, na sua relação com o eu, com o outro e com o mundo.

A modalidade oferece opções de Oficina Multimídia e Artes Visuais.  A Oficina Multimídia tem como objetivo desenvolver no aluno habilidades na elaboração de roteiros, produção e edição de conteúdos audiovisuais. Nas Artes Visuais, temos como objetivos o protagonismo artístico, a sensibilização plástica e o desenvolvimento criativo. 

Magnum Em Cena

A inserção do teatro nas atividades da escola tem um papel importante na vida escolar dos alunos, uma vez que auxilia no desenvolvimento da criança e do adolescente como um todo, oferecendo um crescimento cultural, despertando o gosto pela leitura, promovendo a socialização e, principalmente, melhorando a aprendizagem dos conteúdos propostos em sala de aula. Além disso, sob a perspectiva de obra de arte, o teatro também incomoda, no sentido filosófico, porque faz repensar e querer modificar a realidade instaurada. Ademais, possui caráter lúdico e constitui-se como forma de lazer, por meio do discurso espontâneo da linguagem teatral, motiva e desperta uma aprendizagem prazerosa, construindo o desejo de se aprender.

O Magnum Em Cena oferece aos alunos a oportunidade de experimentar o campo da arte dramática, através da elaboração de roteiros, construção de personagens, apreciação e prática cênica/atuação. Utiliza-se de estudos e práticas de interpretação, voz, elaboração cênica, sonoplastia e desenvolvimento de espetáculos teatrais.

Os participantes são estimulados a desenvolverem a linguagem cênica sob as mais variadas expressões do teatro, como também sua sensibilidade, criatividade e expressão.

Magnum Musical

O estudo, a percepção e a prática musical têm grande poder e utilidade: humaniza, sociabiliza, ajuda a desenvolver a coordenação motora, o raciocínio e é de suma importância para o  aprendizado escolar. 

Nossa riqueza cultural e artística é incorporada em nosso projeto educacional, através da valorização e incorporação de conteúdos e formas culturais presentes na diversidade da textura social. Propostas musicais, apresentações, recreios culturais e espetáculos são criados para fomentar o desenvolvimento de uma consciência social, política, ambiental, cultural e estética em nossos alunos.

Possibilitamos a prática e o compartilhamento artístico com o intuito de transformar, interferir, divulgar e se expressar através da música. Sensibilizamos nossos alunos com a prática musical, com criações estéticas e sonoras, elaborando intervenções criativas que buscam a conscientização, reflexão, troca de experiência e o posicionamento artístico diante dos desafios da nossa sociedade.