Colégio Magnum - Uma escola para sempre

Colégio Magnum Cidade Nova - Uma escola completa



Nosso propósito

Melhor Ensino

O Melhor Ensino refere-se ao trabalho realizado pelo Colégio objetivando o desenvolvimento, no aluno, da capacidade de pensar, aprender, lembrar e processar a grande quantidade de informações recebidas todos os dias, na própria escola, ou em qualquer outro lugar.​

Vestibular/ENEM

O Colégio Magnum vem-se colocando entre os melhores do Brasil desde que a mídia começou a divulgar o ranking do ENEM. Na última edição publicada, conquistamos o 2° lugar na classificação nacional, considerando as escolas com índice de permanência maior que 80% e com mais de 200 alunos inscritos. O Magnum possui índice de permanência de 91%, demonstrando nosso compromisso e dedicação para oferecer o melhor ensino aos alunos em toda a sua trajetória, não focando apenas a 3ª Série do Ensino Médio.

Vestibular/ENEM

Olimpíadas do Conhecimento

O Magnum é um dos colégios mais premiados nas Olimpíadas do Conhecimento em Minas Gerais: foram 296 medalhas conquistadas em 2016. Mais do que prêmios e medalhas, participar das olimpíadas escolares proporciona aos alunos novos conhecimentos e técnicas e os estimula a descobrir mais sobre as ciências e as tecnologias.

Olimpíadas do Conhecimento

Circuito Ouro Preto: educação para o patrimônio

O objetivo do projeto é discutir a historicidade do conceito de patrimônio, compreendendo as relações de poder e interesse que constituem a memória coletiva e individual dos sujeitos sociais, além de favorecer momentos de interação entre alunos com o conhecimento histórico e circulação urbana da cidade de Ouro Preto, de modo a assumirem uma relação de cuidado, pertencimento e preservação.

Mariana: Mineração, Contextualização, histórico-geográfico

Compreender como se deu o processo de ocupação e povoamento do Brasil e da América Latina, através de atividades práticas, visualização e experimentação de situações reais em campo, considerando múltiplos fatores como economia, política e meio ambiente.

Projeto Interciência

Esse projeto de duração anual consiste na elaboração de uma pesquisa em temas diversos mobilizando critérios científicos de estudo e redação. Necessariamente, como resultado da pesquisa, os alunos devem fazer uma proposta de intervenção social/política para contribuir para a resolução do problema estudado. Ocorrem reuniões constantes com os professores orientadores e duas reuniões por etapa com todos os alunos para apresentação das fases do projeto, reorientações e estudos.

Ampliando Horizonte: Biologia Marinha em Abrolhos/BA

Na visita Parque Ecológico de Abrolhos, os alunos associam e contextualizam conceitos trabalhados em Biologia. O modo de vida dos organismos marinhos é destaque na programação, com a observação de baleias Jubarte, peixes de diversas espécies e tartarugas, de fácil visualização na região na época do trabalho. A riqueza do ecossistema manguezal e a sua importância ambiental e econômica também são evidenciadas na visita orientada programada.

O projeto tem como objetivos: aprofundar os conteúdos já estudados na área; garantir a qualidade da aprendizagem, por meio de experiências educativas significativas; despertar o interesse dos alunos em Zoologia e Ecologia; promover a interação dos alunos, desencadeando mecanismos de elaboração de conhecimentos.

Feira de Ciências

O evento, que movimenta a comunidade escolar, alia prática e teoria, gerando resultados cientificamente provados pelos jovens cientistas. A cada ano os alunos fazem perguntas sobre assuntos desconhecidos e partem para um trabalho que demandou bastante investigação e experimentação.

O processo de aprendizagem vem se transformando muito positivamente com o passar do tempo e, para contribuir na formação de um ser humano ainda mais crítico, estimulamos a construção de um raciocínio lógico que começa na formulação de uma pergunta, baseada na percepção da criança com relação ao que acontece no seu entorno. Quando realizamos atividades como a Feira de Ciências, tiramos o aluno da zona de conforto e do senso comum, pois o instigamos a pensar, testar, propor soluções. Dessa forma, o conhecimento adquirido em sala de aula e uma postura crítica e investigativa serão aplicados na vida.

O projeto, que envolve todos os segmentos, reúne o melhor do que foi trabalhado em sala de aula. A Feira de Ciências apresenta as respostas para as perguntas que não têm lugar e nem hora para acontecer.

Projeto Patrimônios e Sustentabilidade

Visa permitir o contato com uma forma de pensamento atual e que permeia as relações na sociedade. Pensar de forma sustentável não é mais um clichê ecológico, mas uma necessidade premente.

Além do conceito ecológico, é trabalhado com os alunos o conceito histórico de patrimônio. Utilizamos como estudo de caso o patrimônio natural, formado pelos monumentos naturais constituídos pelas formações físicas e biológicas.

Para esse estudo, tendo em vista a idade dos alunos do 6º ano, trabalhamos com a vivência e consequentemente a geração de memória, através da prática de esportes de aventura na Pousada Verde Folhas, localizada no Condomínio Casa Branca.

Projeto troca-troca

Os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental estudam ao longo do ano letivo, alguns gêneros, entre eles a carta. Explorar apenas as características de cada gênero (carta tem cabeçalho, data, saudação inicial, despedida etc.) não faz com que ninguém aprenda a, efetivamente, escrever uma carta. Falta discutir por que e para quem escrever a mensagem. Para dar um sentido a mais na atividade sobre a carta, pedimos ao alunos que a mesma seja enviada para amigos, parentes ou colegas de outras turmas e até mesmo de outra escola.

Ao escrever com este objetivo, espera-se que os alunos adquiram habilidades fundamentais para uma boa produção escrita: planejar, escrever, revisar e reescrever, para que o texto cumpra sua finalidade comunicativa.

Projeto Xadrex

Entre os meses de março e junho, os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental, participam de aulas de Xadrez, que acontecem uma vez por semana, durante o horário normal de aula. O professor Frederico Gazel, é Campeão Brasileiro Escolar e Campeão de Minas Gerais, instrutor, treinador e árbitro da Federação Mineira de Xadrez.

No final do projeto, os pais são convidados  para participarem de uma aula demonstrativa de Xadrez junto com os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental, conduzida pelo professor Frederico Gazel, sendo esta uma boa oportunidade de conhecerem o progresso dos alunos durante as aulas oferecidas.

Os alunos recebem neste dia, um certificado pela participação nas aulas.

Ciclos de aulas temáticas

Os Ciclos de Aulas Temáticas acontecem bimestralmente e tem como objeto de discussão as atualidades, acontecimentos históricos relevantes e assuntos mais cobrados no Enem. As aulas são organizadas no formato de palestras onde é feita uma abordagem teórica sobre o tema escolhido e, no final da apresentação, é aberta uma roda de discussões com a participação dos alunos.

Cursos de treinamento e desenvolvimento de habilidades

Os Cursos de Treinamento e Desenvolvimento de Habilidades acontecem semanalmente nas tardes de terças e quartas-feiras. Durante os cursos, são trabalhas as habilidades descritas na matriz de referência do Enem a partir de um conteúdo, assunto ou tema escolhido pelo professor. Cada módulo do curso é elaborado para uma carga horária de quatro aulas, distribuídas em dois encontros. Além das aulas, os alunos recebem um material próprio desenvolvido pelo professor para cada curso, contendo textos, exercícios e atividades.