Colégio Magnum - Uma escola para sempre

Colégio Magnum Cidade Nova - Uma escola completa



Empreendedorismo Social

O Magnum é uma escola cristã, que explicita fazer parte de sua missão formativa motivar os alunos a procurarem o crescimento de sua dimensão interior e a executarem intervenções de cunho social e humanitário junto a pessoas e grupos necessitados de assistência. Coerente com esse pensamento, o Colégio desenvolveu o Programa de Empreendedorismo Social, criado para sensibilizar sua comunidade educacional, orientando-a na busca de valores verdadeiros, na atuação social e no resgate da convivência, da compaixão e da solidariedade humana.

Esse programa, portanto, possibilita às crianças e jovens, por meio de ações desenvolvidas ao longo do ano letivo, voltarem-se para dentro de si mesmos, construindo seus próprios valores a partir da filosofia cristã que orienta o Colégio, e, ao mesmo tempo, para o mundo exterior, executando interferências que visam tornar melhor o mundo das pessoas que necessitam de amparo religioso, econômico ou afetivo. O Empreendedorismo Social abrange três modalidades: Ação Magnum Agostiniano (AMA), Magnum Gera Ação e Oásis.

Coordenador do Programa de Empreendedorismo Social:
Anselmo Sampaio Teixeira
Graduado em Filosofia- PUC/MG e História - UFMG
Pós-graduado em Metodologia de Ensino Superior
Vasta experiência em Projetos Sociais e Terceiro Setor
Capacitação em Psicodrama Escolar

AÇÃO MAGNUM AGOSTINIANO (AMA)

Essa modalidade é direcionada aos alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e centra-se, principalmente, em visitas a creches, instituições de assistência a idosos e de tratamento oncológico, e em campanhas de arrecadação de doações para pessoas carentes. As visitas são semanais e os estudantes são organizados em equipes, de acordo com o ano de estudo.

O AMA estimula a fraternidade, a solidariedade, o respeito ao próximo e o trabalho voluntário. Os alunos aprendem que o afeto e o cuidado dispensado às pessoas atendidas são tão importantes quanto a assistência material de que precisam.

Esses pré-adolescentes e adolescentes rapidamente se conscientizam de que, além de se esforçar para gerir sua própria vida, têm um importante papel a desempenhar na sociedade, pois podem interferir para torná-la melhor e mais justa. 

MAGNUM GERA AÇÃO

Essa modalidade é específica dos alunos do Ensino Médio e desenvolve ações sociais durante todo o ano. Os alunos envolvidos procuram meios de arrecadar fundos para instituições e comunidades assistidas pelo Colégio, executam nelas atividades educativas nas áreas de lazer, cultura, meio ambiente, capacitação profissional e esportes, além de estimulá-las a encontrar meios de melhorar, por si mesmas, as condições do lugar onde vivem.  

As ações se desenvolvem de acordo com a disponibilidade de tempo dos alunos. Durante a semana, realizam visitas a creches, asilos e instituições carentes. Especialmente aos sábados, executam mobilizações coletivas, na forma de mutirão, a fim de realizar algum melhoramento necessário à instituição atendida.