|
| |
Formação Humana e Cristã
Para o Colégio Magnum a missão de educar não se restringe à formação de cabeças pensantes. Vai além e estimula, através de atividades formativas, a capacidade do aluno de se autotranscender, numa busca inquieta de abertura para Deus e para o outro. Desta forma, a dimensão pastoral do trabalho educativo estimula-o a investir sempre mais no seu relacionamento com o outro, acreditando que é assim que se efetiva um projeto fraterno de sociedade.
Ao longo do ano, são propostas atividades das mais variadas que buscam respeitar as opções individuais de cada aluno, fazendo crescer a amizade, o respeito e a fraternidade, marcas fundamentais de nossa comunidade educativa.
Momentos celebrativos: todos as reflexões trabalhadas em sala são realçadas e destacadas através das celebrações. O aluno é convidado a pensar, partilhar e agir, dentro de um princípio ético de relacionamento, trazendo para dentro de sala de aula todas as suas vivências para serem compartilhadas com os colegas. Nos momentos celebrativos trabalhamos os símbolos e sinais que marcam o cotidiano do aluno e o elevam para Deus.
Dinâmicas motivadoras: a metodologia do trabalho da Formação Humana e Cristã tem sua fundamentação no conteúdo e nas dinâmicas propostas para cada série de acordo com as demandas do tempo presente. Desta forma, trazemos para sala de aula e para os espaços alternativos da escola, momentos lúdicos e simbólicos que possibilitem a construção de valores, a partir da contribuição que cada um tem para dar.
O Projeto “Semear” é uma forma diferente de nuclear e aglutinar interesses de alunos, por faixa etária e série, dando-lhes a oportunidade de interagirem de forma mais plural, ou seja, para que possam encontrar no colega de outra turma uma nova possibilidade de amizade ao estilo agostiniano.
Desta maneira, formamos, dentro da escola, novos grupos de protagonistas infantis, com o suporte da Equipe de Formação Humana e Cristã. Esses grupos poderão buscar na espiritualidade agostiniana novas formas de construção de grupos, reforçando o pilar da formação humana e cristã como uma semeadura de valores perenes, que fortalecerão seus passos para toda a vida.
Com este projeto, queremos oferecer um espaço de integração entre alunos da mesma série e turno do Colégio, através de dinâmicas, reflexões e recreações orientadas, fortalecendo, assim, as relações interpessoais como base na construção de valores cristãos.
O encontro estimula a formação de novos grupos de reflexão, com o apoio da Equipe de FHC, Supervisão e Equipe de Professores da Série.
Com uma metodologia participativa, introduzimos na escola uma nova modalidade de encontro (aos sábados), como fase preparatória para os encontros propostos para as séries subseqüentes (Encontro Crescer / Acantonamento de Jovens / Projeto AMA e Magnum Gera Ação).
Preparação para a 1ª Eucaristia: contribuindo de forma criativa e comprometida com o projeto pastoral de nossa Arquidiocese, o Magnum oferece, desde a sua criação, a catequese eucarística para seus alunos. São momentos de conhecimento e aprofundamento da fé, possibilitando um real engajamento de nossas crianças para que sejam membros atuantes de sua comunidade paroquial.
Equipe especializada: os educadores de FHC têm uma formação especializada e , por isso, são capazes de estruturar e desenvolver atividades ricas e diversificadas durante todo o ano, em perfeita sintonia com o caráter vibrante e dinâmico do Magnum. Aulas criativas, dinâmicas de grupo, projetos sociais, reuniões com as famílias, celebrações: a equipe de FHC está constantemente motivando os alunos a descobrirem e desenvolverem suas potencialidades e estimulando-os a estreitarem sempre mais os laços de fraternidade que tornam o ambiente do Magnum tão amigo, afetivo e acolhedor.
GRUPO DE REFLEXÃO CRISTÃ: ABRINDO O CORAÇÃO PARA PERCEBER DEUS NA NOSSA HISTÓRIA!
Há 5 anos, o Colégio Magnum, através da ação da Equipe de Formação Humana e Cristã, motivou e estruturou a formação de um grupo de alunos cristãos dentro da escola. Estes alunos (na sua quase totalidade, do Ensino Médio) se reúnem semanalmente, na hora do recreio, na sala de FHC, para vivenciarem experiências de oração, partilha e reflexão.
Com autonomia e iniciativa, os alunos do Grupo de Reflexão abre as portas para, dentro das tarefas acadêmicas, não nos esquecermos de elevar a mente a Deus, agradecendo sempre pelo dom da vida, o que nos permite reconhecer como irmãos os nossos colegas.
|
|
|
 |